sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

HISTÓRIAS DO CEMITÉRIO DO CATUMBI PARTE 5 (de 13) por Francisco Souto Neto.

HISTÓRIAS DO CEMITÉRIO DO CATUMBI
PARTE 5 (de 13)

Francisco Souto Neto

A obra biográfica Visconde de Souto: Ascensão e “Quebra no Rio de Janeiro Imperial”, escrita em coautoria por mim e minha prima Lúcia Helena Souto Martini, conta com um APÊNDICE em sua parte final, da página 457 à 510, subintitulado O Cemitério do Catumbi, no qual faço o relato do que foi a minha luta desde o ano de 1969 – há quase meio século –  pela preservação do setor histórico da referida necrópole do Rio de Janeiro, onde estão sepultados os mais importantes vultos históricos do Brasil Imperial.
O Apêndice conta com 13 capítulos. Este é o 5º capítulo do Apêndice.

APÊNDICE

O CEMITÉRIO DO CATUMBI:
DEPOIMENTO DE FRANCISCO SOUTO NETO

5

ABRIL DE 1985 – ARAMIS MILLARCH E A REPERCUSSÃO NO PARANÁ


Em Curitiba recebi um telefonema de Aramis Millarch, meu amigo de longa data. Ele era um dos mais atuantes animadores culturais do Paraná e assinava a importante coluna diária Tabloide, de meia página, no jornal O Estado do Paraná.
Aramis lera a notícia do Jornal do Brasil. Ainda que do distante Paraná, desejava apoiar a denúncia das graves irregularidades do Cemitério do Catumbi. E no dia 17 de abril de 1985 publicou o que se lê abaixo, transcrito nos seus trechos mais relevantes:
Os ossos do visconde que preocupam Souto: / Francisco Souto Neto, assessor da diretoria de um importante banco local, é homem preocupado com a preservação da memória brasileira. Agora iniciou uma campanha, em nível nacional, que começa a ter repercussão em jornais como “Globo” e “Jornal do Brasil”, e que deverá alcançar também outros veículos de expressão nacional. / Souto Neto, preocupado com o abandono do Cemitério do Catumbi, no Rio de Janeiro, onde, desde o século XIX, estão sepultados os homens que construíram a História deste País [...] decidiu-se a mover uma campanha para que a responsável pela manutenção do cemitério – a Venerável Ordem 3ª dos Mínimos de São Francisco de Paula – tome providências. / A exemplo do curitibano Raphael Greca de Macedo, ex-diretor da Casa da Memória e hoje um dos mais atuantes vereadores de Curitiba, Francisco Souto Neto preocupa-se com a tradição e a memória histórica. Se o objetivo da sua campanha é denunciar o abandono do mais tradicional cemitério do tempo do Brasil-Império, o abandono que ali acontece repete-se em várias outras cidades. [...] / Realmente, embora o Patrimônio Histórico tenha incluído o tombamento do Cemitério do Catumbi entre seus projetos, há mais de 20 anos, a situação daquele campo-santo é de completo abandono. Aliás, consequência também das dificuldades econômicas da Ordem Terceira, que está com seus 13 imóveis penhorados e só em dívidas trabalhistas de 420 funcionários do Hospital São Francisco de Paula, deve mais de Cr$ 3,5 bilhões. [...] / Enfim, de Curitiba, Souto Neto inicia uma longa batalha para que os ossos de seus antepassados – ao lado de tantos outros – não se percam nas cinzas do tempo e que os jazigos hoje cobertos de denso matagal sejam preservados. / A batalha apenas começou, mas Souto Neto, com uma idealística disposição, diz que irá até o fim. / – “O abandono do Cemitério do Catumbi é um insulto nacional”, diz ele. (MILLARCH, Aramis. Os ossos do visconde que preocupam o Souto. O Estado do Paraná, Curitiba, 17 abr. 1985, Tabloide, p. 14).
  
-o-

 
Tabloide de Aramis Millarch na página 14 da edição de 17 de abril de 1985 do jornal O Estado do Paraná.

-o-

CONTINUA NA PARTE 6

Nenhum comentário:

Postar um comentário