sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

HISTÓRIAS DO CEMITÉRIO DO CATUMBI PARTE 12 (de 13) por Francisco Souto Neto.


HISTÓRIAS DO CEMITÉRIO DO CATUMBI
PARTE 12 (de 13)

Francisco Souto Neto

A obra biográfica Visconde de Souto: Ascensão e “Quebra no Rio de Janeiro Imperial, escrita em coautoria por mim e minha prima Lúcia Helena Souto Martini, conta com um APÊNDICE em sua parte final, da página 457 à 510, subintitulado O Cemitério do Catumbi”, no qual faço o relato do que foi a minha luta desde o ano de 1969 – há quase meio século –  pela preservação do setor histórico da referida necrópole do Rio de Janeiro, onde estão sepultados os mais importantes vultos históricos do Brasil Imperial.
O Apêndice conta com 13 capítulos. Este é o 12º capítulo do Apêndice.

APÊNDICE

O CEMITÉRIO DO CATUMBI:
DEPOIMENTO DE FRANCISCO SOUTO NETO

12

1997 – UM SALTO NO TEMPO


No começo do ano de 1997 minha saudosa mãe, Edith Barbosa Souto, recebeu um telefonema quando eu não estava em casa e deixou anotados um número de telefone do Rio de Janeiro e o nome da pessoa que desejava falar comigo. Tenho guardada a anotação feita pela mão já não muito firme da minha querida mãe, que viria a falecer apenas quatro meses depois.
O nome anotado era o de Cláudia Girão Barroso, do MEC, então instalado no Palácio Gustavo Capanema, no 9º andar da Rua da Imprensa n.º 16, para onde liguei imediatamente.

Palácio Capanema, sede do IPHAN, que abrigou o Ministério da Educação e Cultura.

Disse-me a sr.ª Barroso que não se tinha muita certeza do nome de quem teria partido o pedido para que se iniciassem estudos visando ao tombamento do Cemitério do Catumbi, mas que, como meu telefone e nome lá estivessem anotados, ela desejava me contar que finalmente aquele tombamento estava para se tornar uma realidade, e que ela fazia questão de me comunicar, porque imaginava que essa notícia me deixaria muito feliz.
Disse-me saber do mapeamento que eu fizera do Cemitério do Catumbi no passado e pediu-me para enviar-lhe uma cópia do mesmo.
Tive um sentimento de júbilo. A longa batalha, enfim, estava sendo vencida. Apesar de tantas perdas, eu não tinha lutado contra moinhos de vento.

-o-

CONTINUA NA PARTE 13

Nenhum comentário:

Postar um comentário