quarta-feira, 14 de setembro de 2016

HOMERO SILVA INAUGURA A TELEVISÃO NO BRASIL EM 18 DE SETEMBRO DE 1950. Por FRANCISCO SOUTO NETO para o PORTAL IZA ZILLI.

PORTAL IZA ZILLI


Lolita Rodrigues, Homero Silva e Assis Chateaubriand na inauguração da televisão no Brasil.

Iza Zilli

Comendador Francisco Souto Neto

HOMERO SILVA INAUGURA A TELEVISÃO NO BRASIL EM 18 DE SETEMBRO DE 1950.


Francisco Souto Neto

Em 18 de setembro de 1950, há exatos 66 anos, era inaugurada em São Paulo a TV Tupi, a primeira emissora de televisão no Brasil. Assis Chateaubriand, o dono dos Diários Associados, convidou o famoso radialista Homero Silva para apresentar o programa inaugural, que foi assim o primeiro rosto a aparecer nas telas de televisão no Brasil e na América do Sul. Homero tornou-se o primeiro apresentador de televisão na América Latina.
    
Eu narrei tal história para o Jornal Centro Cívico em janeiro de 2014, justamente quando este interrompeu suas atividades. Por isso resolvi reformar o texto original para divulgá-lo nesta minha coluna do Portal Iza Zilli e assim alcançar um maior número de leitores que desejem conhecer como se deu o início de uma nova era nos meios de comunicação do nosso país.  


Homero Silva e Assis Chateaubriand em 18 de setembro de 1950.

Homero Domingues da Silva nasceu em São Paulo a 30 de janeiro de 1918. Ele e seu irmão Gilberto entraram para a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, classificados respectivamente em primeiro e segundo lugares. Enquanto Gilberto seguiu a carreira jurídica, Homero fez um concurso para locutor na Rádio Tupi de São Paulo, e logo foi considerado como a mais bela voz dentre todos os locutores da capital. Em poucos anos ele chegou a diretor da emissora. Em 1938 criou o programa infantil “Clube do Papai Noel”, que teve representações de Porto Alegre a Fortaleza. Homero esteve várias vezes em Curitiba, que tinha na antiga Rádio Guairacá uma versão local do seu programa: o Clube Mirim M-5, apresentado por Aluísio Finzetto. Em São Paulo, Homero Silva foi o padrinho artístico de inúmeras celebridades, dentre as quais Hebe Camargo, Wilma Bentivegna, Vida Alves, Wanderley Cardoso e um número imenso de outros que se tornaram muito importantes. Em Porto Alegre, o Clube do Papai Noel (lá denominado Clube do Guri) descobriu a cantora Elis Regina. Já famoso radialista, ele fez cinema, tendo atuado em alguns filmes, como “Quase no céu” em 1949.

A primeira emissora de televisão em nosso país, a TV Tupi, foi inaugurada em 1950. Como somente poucas dezenas de pessoas tinham televisores em casa à espera da inauguração anunciada, o dono da emissora, Assis Chateaubriand, importou duzentos aparelhos que distribuiu em praças e locais públicos, para que milhares de paulistanos pudessem saber o que era a televisão. Chateaubriand convidou Homero Silva para apresentar o primeiro programa que foi ao ar no dia 18 de setembro de 1950. Exatamente às 17 horas apareceu na tela o rosto de Homero que, com sua voz bela e poderosa, convidou Lolita Rodrigues a cantar o “Hino da TV”. Depois disso, Homero apresentou o primeiro programa, batizado de “TV na Taba”, e chamou Mazzaroppi, que representou um número cômico, depois Lima Duarte, que atuou como ator num monólogo, em seguida pediu a Ivon Cury para ir ao palco cantar… e assim começou a história da televisão no Brasil.

Nos anos que se seguiram, Homero Silva criou importantes programas, como o “Clube dos Artistas” (que apresentou por cerca de 10 anos e depois passou a ser comandado por Airton e Lolita Rodrigues) projetando um número incalculável de grandes profissionais que se imortalizaram em todos os campos da arte e cultura, principalmente na música e nos vários aspectos da dramaturgia.

Na década de 50, Homero Silva casou-se em segundas núpcias com Mariinha de Salles Souto, irmã de meu pai, com quem teve uma filha, a minha prima Silvana, que é médica. Ele conquistou mais de uma dúzia de troféus Roquette Pinto como “o melhor apresentador da televisão do Brasil”. Foi o principal locutor da TV Tupi de São Paulo durante muitos anos.

Quando garoto, eu tinha fascínio por esse meu tio, porque ele vivia no que era, para mim, o mundo mágico da televisão. Certa vez, visionário, disse-me ele: “Um dia, num futuro distante, todas as pessoas poderão ter emissoras de televisão em suas próprias casas”. Naquele tempo a televisão ainda não existia no Paraná, e essas palavras do meu tio criaram em mim fantasias sobre o futuro do mundo. Como Homero Silva faleceu em 1981, não viveu para conhecer os prodígios da internet que de fato agora nos permitem que tenhamos os nossos próprios “canais de televisão caseiros” através do YouTube e outros.

Homero interessou-se também pela política, foi o mais votado vereador da capital de São Paulo por duas vezes seguidas, e depois foi eleito deputado estadual, também por dois mandatos consecutivos. Quando candidatou-se a prefeito de São Paulo, perdeu para Lino de Matos por apenas 50 votos, o que suscitou polêmicas, mas Homero, sério e honesto, não levou a questão adiante. Depois foi presidente da Fundação Padre Anchieta, diretor da Rádio Cultura, presidiu a TELESP por quatro anos, e desde o final dos anos 80 foi professor de Direito Constitucional nas Faculdades FMU e de Bragança Paulista. Ele faleceu no dia 19 de setembro de 1981. No dia anterior tinha sido comemorado o 31º aniversário da inauguração da televisão brasileira e Homero foi lembrado por algumas emissoras de televisão. Dias antes, Hebe Camargo o mencionara como um dos mais importantes vultos da História da Televisão no Brasil. Compareceram ao seu sepultamento centenas de amigos, dentre políticos, advogados, professores, artistas e fãs.

Homero Silva… um visionário, um gentleman requintado que se inclinava em cerimonioso beija-mão até mesmo às próprias cunhadas, alguém formidável e de grande cultura, um político ético, o pioneiro da televisão no Brasil e, acima de tudo, meu tio inesquecível.

-o-

Fotos de HOMERO SILVA entre 1948 e 1955:

 
FOTO 1: Homero Silva (Homero Domingues da Silva) foi o primeiro rosto a aparecer num vídeo de televisão no Brasil e na América do Sul no dia 18 de setembro de 1950, quando inaugurou a TV Tupi de São Paulo, a convite de Assis Chateaubriand.

*
 
FOTO 2: Homero Silva, após apresentar-se no vídeo da primeira transmissão da televisão brasileira, chamou Assis Chateaubriand, dono da emissora, para proferir o seu discurso.

*


FOTO 3: Nesta foto da inauguração da TV Tupi, além de Homero Silva e Assis Chateaubriand aparece também Lolita Rodrigues.

*

RARÍSSIMO FILME DE 24 SEGUNDOS:
Curtíssimo filme mudo da inauguração da TV Tupi de São Paulo em 1950, de apenas 24 segundos, com ênfase na cena de Homero Silva ao lado de Assis Chateabriand, durante o discurso deste último:


*


FOTO 4: Este é um fotograma do minúsculo documentário cinematográfico feito na inauguração da TV Tupi, com Assis Chateaubriand discursando ao lado de Homero Silva.

*
 
FOTO 5: No segundo programa “TV na Taba”, Homero Silva recebe os cantores Ivon Curi e Hebe Camargo (anos depois Hebe Camargo passou a ser loura e uma das mais importantes apresentadoras da televisão brasileira).

*

FOTO 6: Aqui, e adiante, fotos tiradas nos meses seguintes com Homero Silva comandando seus programas ou fazendo entrevistas.

*
 
FOTO 7: Assim eram os televisores no ano de 1950.

*
 
FOTO 8: Homero Silva ouvindo a menina Sônia Maria Dorce.

*
 
FOTO 9: Homero Silva com a menina Sônia Maria Dorce entre os palhaços Fuzarca e Torresmo.

*
 
FOTO 10: Homero Silva entre as crianças no seu programa Clube do Papai Noel.

*
 
FOTO 11: Crianças no Clube do Papai Noel.

*
 
FOTO 12: Homero Silva realizando entrevistas na TV Tupi.

*

FOTO 13: Homero Silva, em seu programa, entrevistando personalidades de Ourinhos. Foto de Francisco de Almeida Lopes.

*

FOTO 13-A: Os artistas da Tupi-Difusora em 1947. Em baixo, da direita para a esquerda: Túlio de Lemos, HOMERO SILVA, Lia de Aguiar, Janete Clair, Dias Gomes, atrás de Janete Clair; ao lado de Dias Gomes, à esquerda, Dionísio Azevedo; atrás de Dionísio, Walter George Durst (sem bigode); atrás de Walter, o casal Deocélia e Oduvaldo Viana. (página 66 do livro "Pioneiros do Rádio e da TV no Brasil", de David José Lessa Mattos. 

*
 
FOTO 14: Fotograma do filme “Quase no céu”, de 1949, onde Homero Silva atua como noivo de Vida Alves. A direção foi de Oduvaldo Viana. No elenco, além dos mencionados Homero Silva e Vida Alves, atuaram: Dionízio de Azevedo, Hebe Camargo, Lia de Aguiar, Paulo de Alencar, Lima Duarte, Lolita Rodrigues, Carmen Silva, Oduvaldo Viana Filho, Maria Vidal e outros artistas.

*
 
FOTO 15: No livro “O Espetáculo da cultura paulista”, de David José Lessa Mattos, encontra-se o cartaz do filme “Quase no céu”. Esse cartaz foi publicado em maio de 1949 no Diário da Noite e Diário de São Paulo (arquivo Lia de Aguiar).

*
 
FOTO 16: No livro “O Espetáculo da cultura paulista”, de David José Lessa Mattos, página 66, encontra-se esta foto de Vida Alves, Dionísio de Azevedo (ao centro) e Homero Silva, num intervalo das filmagens de “Quase no céu” (foto originalmente publicada na revista O Cruzeiro de 9.10.1948).

*
FOTO 17: Este é o Troféu Roquette Pinto, idealizado por Blota Júnior, que era entregue aos melhores do rádio e da televisão.

*
FOTO 18: Foto de Homero Silva quando deputado pela UDN, aos 37 anos, em discurso proferido na 139ª Sessão Ordinária da Assembleia Legislativa da capital de São Paulo, em 14.10.1955:

“…ocorreu há poucos dias, em São Paulo, um fato auspicioso que merece registro e o espontâneo aplauso dos representantes do povo: é que no Instituto ‘Adolfo Lutz’, por um biologista paulista [Roberto de Almeida Moura, médico do Laboratório de Vírus Neurotrópicos], foi isolado o vírus da poliomielite.
Não faz muito, esse trabalho, essa importantíssima descoberta se verificou nos Estados Unidos e o acontecimento teve, no mundo inteiro, a maior repercussão.
O que ocorreu em São Paulo, dadas as peculiaridades da incidência da paralisia infantil nos diversos países, é de uma grande importância, porque significa uma ampliação da vacina Salk nos nossos meios.
Foi, aliás, o esclarecimento que me proporcionou, há poucos instantes, o meu nobre amigo e colega Hilário Torloni, que é também ilustre médico. Cabe-nos, portanto, Srs. deputados, assinalando o fato, consignar os nossos aplausos, aplausos que devem ser não apenas um estímulo, mas um agradecimento do povo de São Paulo aos virologistas do Instituto ‘Adolfo Lutz’, na expectativa de que o prosseguimento  desses  estudos determine  a fabricação  muito  em  breve  da  vacina  entre  nós, sendo a debelação completa da incidência desse terrível mal”.

FOTO 19: O casal Mariinha de Salles Souto e Silva e Homero Silva.

-o-

Visita de Francisco Souto Neto aos seus tios HOMERO SILVA e MARIINHA DE SALLES SOUTO E SILVA em agosto 1966, na Av. Angélica, São Paulo, em companhia da mãe Edith Barbosa Souto, da avó Nina de Barros Souto e das tias Jurema de Barros Souto e Cecy de Barros Souto.

 
FOTO 20: O casal Mariinha de Salles Souto e Silva e Homero Silva em casa.

*


FOTO 21: Mariinha de Salles Souto e Silva.

*
 
FOTO 22: As cunhadas Mariinha e Edith Barbosa Souto.

*
 
FOTO 23: Nina de Barros Souto e Francisco Souto Neto (avó e neto).

*
 
FOTO 24: Homero Silva e Mariinha de Salles Souto e Silva (com as irmãs Jurema de Barros Souto e Cecy de Barros Souto).

*
 
FOTO 25: Francisco Souto Neto com os tios Homero Silva e Mariinha.

-o-

Em abril de 1974, Francisco Souto Neto, o irmão Olímpio Souto e a mãe de ambos, Edith Barbosa Souto (com seu chihuahua Quincas Little Poncho) visitam HOMERO SILVA e MARIINHA DE SALLES SOUTO E SILVA em sua casa de campo de Atibaia, onde estão vários parentes a passeio.

 
FOTO 26: Edith Barbosa Souto nos jardins da casa de campo, com o seu chihuahua Quincas Little Poncho.

*
 
FOTO 27: Familiares reunidos na casa de campo. Em pé: Edith Barbosa Souto, Jacyra Souto Martini, Nina de Barros Souto, Jurema de Barros Souto, Cecy de Barros Souto (segurando o bebê de Maria Cecília), Hélio Martini, Olímpio Souto, Mariinha de Salles Souto e Silva, Silvana de Salles Silva e Homero Silva. Sentados: Aristides Medeiros, Maria Cecília Medeiros e criança de ambos.

*
 
FOTO 28: Homero Silva e Francisco Souto Neto segurando dois dos muitos troféus Roquette Pinto conquistados por Homero como “o melhor apresentador da televisão no Brasil”.

*


FOTO 29: Homero Silva, Aristides Medeiros e Olímpio Souto dirigindo-se aos fundos da chácara.

*


FOTO 30: Francisco Souto Neto e Homero Silva na linda capela que Homero e Mariinha mandaram construir na sua chácara.

*


FOTO 31: Mariinha de Salles Souto e Silva colhendo uma romã no pomar da sua chácara.

-o-

Em setembro de 1980 Francisco Souto Neto visita seus tios HOMERO SILVA e MARIINHA DE SALLES SOUTO E SILVA, e prima SILVANA SALLES SILVA, em seu esplêndido apartamento no Edifício Bretagne, na Av. Higienópolis, São Paulo.

 
FOTO 32: Visita de Francisco Souto Neto aos tios Homero e Mariinha.

*


FOTO 33: Mariinha e Homero Silva.

*
 
FOTO 34: Silvana de Salles Silva.

*
 
FOTO 35: Francisco Souto Neto e Homero Silva.

*
FOTO 36: O casal Homero Silva e Mariinha.

*
 
FOTO 37: Sentam-se num mesmo sofá: Francisco Souto Neto, Silvana, Homero Silva e Mariinha.

*
 
FOTO 38: Mariinha, Homero Silva e Silvana.

*
 
FOTO 39: Mariinha de Salles Souto e Silva na sala de jantar. À esquerda, Silvana refletida no espelho.

*
 
FOTO 40: Mariinha, Souto Neto e Silvana.
*
 
FOTO 41: Mariinha de Salles Souto e Silva.

*
FOTO 42: Mariinha e seu sobrinho Francisco Souto Neto.

*

1981

 
FOTO 43: Um ano após as fotos acima falece Homero Silva em 19 de setembro de 1981, o que foi noticiado nas revistas Veja e Visão, e nos principais jornais do país. Acima, na Folha de São Paulo.

-o-

No endereço abaixo, de um blog que abrange os anos de 1980, 1981 e 1982, as notícias sobre o falecimento de Homero Silva poderão ser encontrados no espaço reservado ao ano de 1981:



-o-

4 comentários:

  1. Olá, bom dia Francisco! Meu nome é João Carlos, sou neto de Benedicto Nicolai que foi amigo íntimo da família de Homero Silva. Meu avô e família frequentavam a casa de Homero Silva. São tantas histórias...Ele, meu avô, ensinou a primeira mulher do Homero (Yolanda) a dirigir. Dna Cândida é madrinha de crisma de minha mãe. Minhas tias e minha mãe não saiam do clube do papai noel...e tantas outras histórias. Minha mãe pede sempre para que eu encontre um contato do Homerinho ou da Célia. Agradeço a sua atenção e espero conseguir uma resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado João Carlos Nicolai! Obrigado por sua mensagem acima. Meu parentesco com Homero Silva faz-se pelo seu casamento, em segundas núpcias, com Mariinha (irmã de meu pai). Conheci meu tio no fim da década de 50, um homem de grande cultura e importância, quando ele e minha tia moravam numa linda mansão na Av. Brasil. Mas nunca tive contato com seus filhos do primeiro casamento. Conheço Homerinho apenas de nome, porque minha tia a ele se referiu algumas vezes. Assim, lamentavelmente, não tenho como atendê-lo. Sugiro que faça pesquisas na internet, talvez o meio mais fácil de descobrir algo. Eu já estou com 77 anos e imagino que os filhos do primeiro matrimônio do Tio Homero já estejam com mais de 80. Desejo-lhe felicidade e sucesso nas suas pesquisas. Um abraço.

      Excluir
  2. Advogado, professor de Direito Constitucional, locutor, de voz marcante e envolvente, diretor da Rádio Tupi, apresentador na pioneira PRF3-TV Tupi, vereador e deputado, Presidente da Fundação Padre Anchieta, diretor artístico da Rádio Cultura - que carreira! Inesquecível, admirado e querido guru dos artistas e das equipes da rádio e TV! Bela homenagem e merecida lembrança de seu famoso tio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo Carlos Oswaldo Bevilacqua, realmente ele foi muito importante e seus posteriores programas na TV Tupi, como Clube dos Artistas, que projetaram os nomes de centenas de atores de cinema e televisão, bem como músicos e cantores, que fizeram (e fazem ainda) imenso sucesso.

      Excluir